O desafio da comunicação estratégica nas instituições de ensino superior: estudo do papel da comunicação na promoção da sua missão social

Autores

  • Sónia Melo Silva Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), Universidade do Minho (UMinho), Braga, Portugal https://orcid.org/0000-0002-8166-9851
  • Teresa Ruão Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), Universidade do Minho (UMinho), Braga, Portugal https://orcid.org/0000-0002-9723-8044
  • Gisela Gonçalves Unidade de Investigação Científica da Faculdade de Artes e Letras (Labcom), Universidade da Beira Interior, Covilhã, Portugal https://orcid.org/0000-0001-7001-3622

DOI:

https://doi.org/10.58050/comunicando.v5i1.209

Palavras-chave:

Comunicação organizacional, comunicação estratégica, Responsabilidade social, Universidades, Missão

Resumo

As universidades representam espaços de cultura e conhecimento, dos quais se espera um comprometimento com o desenvolvimento da sociedade. Estas instituições têm tentado dar resposta às solicitações e desafios que lhes são constantemente colocados com o reforço do seu compromisso para com a responsabilidade social. Noutra instância tem-se percebido que a comunicação estratégica, como ferramenta orientada para o cumprimento de metas e objetivos, tem conquistado um lugar importante nas universidades. É precisamente no centro da comunicação estratégica e da responsabilidade social como processos relevantes para as universidades que este estudo pretende focar-se. Pretende-se debater a relevância da comunicação estratégica na execução e divulgação da missão destas instituições, particularmente no que diz respeito ao papel destas como importantes agentes sociais. Deseja-se, portanto, compreender e discutir a relação de interdependência entre as noções de comunicação estratégica e de responsabilidade social, supondo-se que a primeira é decisiva para o sucesso da segunda. As conclusões deste pequeno estudo sugerem que as atividades de comunicação são extremamente relevantes para o cumprimento e divulgação da responsabilidade social das universidades, que é uma parte fundamental da sua missão.

Downloads

Publicado

2016-07-30

Como Citar

Silva, S. M. ., Ruão, T., & Gonçalves, G. (2016). O desafio da comunicação estratégica nas instituições de ensino superior: estudo do papel da comunicação na promoção da sua missão social. Revista Comunicando, 5(1), 218–242. https://doi.org/10.58050/comunicando.v5i1.209