O futebol como protagonista no telejornalismo brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.58050/comunicando.v5i1.191Palavras-chave:
Telejornalismo, Copa do Mundo, Análise de Conteúdo, Jornal NacionalResumo
Nas ciências da comunicação, entende-se a necessidade de uma investigação apurada da relação entre futebol, megaeventos, mídia e jornalismo. Não se pode marginalizar a responsabilidade do jornalismo de prezar pelo interesse público e pela sintonia das editorias jornalísticas. Quando há fortes e equivocadas motivações econômico-ideológicas na mídia, uma apuração acadêmica deve ser incentivada. Da mesma forma, quando há uma espetacularização das competições esportivas e com, consequente, abandono do "valor notícia" (news values) em prol de uma “falação esportiva". Deve-se observar quando aspectos como notoriedade e interesse público são abandonados pela imprensa brasileira. Esta pesquisa discute como o futebol assume um papel de protagonismo no telejornalismo brasileiro, especificamente durante a Copa do Mundo FIFA, com interferência direta na pauta televisiva brasileira. EstetrabalhoinvestigarácomoaCopadoMundodeFutebolafetaaproduçãotelejornalistica no Brasil, detalhando a maneira que o evento esportivo é noticiado. O objetivo é investigar como o telejornalismo transforma um mega evento esportivo em acontecimento jornalístico. A investigação acontece no telejornal mais tradicional e de maior audiência no Brasil, o Jornal Nacional (Rede Globo de Televisão) e faz uso de teorias de agendamento, valor notícia e gatekeeping. Como metodologia de pesquisa, optou-se pela Análise de Conteúdo. A pesquisa encontra-se em fase de desenvolvimento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Os/as autores/as mantêm os direitos de autor, mas concedem à Revista Comunicando o direito de primeira publicação. Todos os trabalhos são licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.