O futebol como protagonista no telejornalismo brasileiro

Autores

  • Lucas Marinho Mourão Departamento de Ciências da Comunicação, Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal https://orcid.org/0000-0003-2823-4784

DOI:

https://doi.org/10.58050/comunicando.v5i1.191

Palavras-chave:

Telejornalismo, Copa do Mundo, Análise de Conteúdo, Jornal Nacional

Resumo

Nas ciências da comunicação, entende-se a necessidade de uma investigação apurada da relação entre futebol, megaeventos, mídia e jornalismo. Não se pode marginalizar a responsabilidade do jornalismo de prezar pelo interesse público e pela sintonia das editorias jornalísticas. Quando há fortes e equivocadas motivações econômico-ideológicas na mídia, uma apuração acadêmica deve ser incentivada. Da mesma forma, quando há uma espetacularização das competições esportivas e com, consequente, abandono do "valor notícia" (news values) em prol de uma “falação esportiva". Deve-se observar quando aspectos como notoriedade e interesse público são abandonados pela imprensa brasileira. Esta pesquisa discute como o futebol assume um papel de protagonismo no telejornalismo brasileiro, especificamente durante a Copa do Mundo FIFA, com interferência direta na pauta televisiva brasileira. EstetrabalhoinvestigarácomoaCopadoMundodeFutebolafetaaproduçãotelejornalistica no Brasil, detalhando a maneira que o evento esportivo é noticiado. O objetivo é investigar como o telejornalismo transforma um mega evento esportivo em acontecimento jornalístico. A investigação acontece no telejornal mais tradicional e de maior audiência no Brasil, o Jornal Nacional (Rede Globo de Televisão) e faz uso de teorias de agendamento, valor notícia e gatekeeping. Como metodologia de pesquisa, optou-se pela Análise de Conteúdo. A pesquisa encontra-se em fase de desenvolvimento.

Downloads

Publicado

2016-07-30

Como Citar

Mourão, L. M. . (2016). O futebol como protagonista no telejornalismo brasileiro. Revista Comunicando, 5(1), 27–41. https://doi.org/10.58050/comunicando.v5i1.191