Silvio Berlusconi e a televisão: uma revolução pré-política
DOI:
https://doi.org/10.58050/comunicando.v4i1.180Palavras-chave:
Silvio Berlusconi, televisão, berlusconismo, comunicaçãoResumo
No imaginário colectivo contemporâneo o nome de Silvio Berlusconi está, sem dúvida, ligado à carreira política que, entre escândalos e polémicas, sucessos e derrotas, o Cavaliere iniciou em 1994, e continua, ainda hoje, a atrair o consenso de milhões de italianos. A criação do movimento Forza Italia, renovou não só o panorama político italiano, mas criou uma nova linguagem e uma inédita maneira de comunicar, estabelecendo um moderno modelo sócio- cultural. Falou-se então de uma autêntica revolução na política que Silvio Berlusconi encarnou e que, a partir daí, todos os políticos italianos de todos os partidos, não puderam ignorar. Contudo, cerca de quinze anos antes, por volta de 1980, Silvio Berlusconi foi protagonista de outra revolução: na qualidade de empresário no mundo das televisões, ainda longe da “arena política”, com a criação das novas televisões comerciais, o Cavaliere mudou radicalmente a fisionomia da televisão italiana, até então, caracterizada pelo domínio total da RAI, a televisão do estado. Aos três canais da RAI, Silvio Berlusconi conseguiu contrapor, através do grupo Finivest - hoje Mediaset - três canais que impuseram uma série de inovações, quer em termos de programação, quer em termos de linguagem e comunicação, inaugurando um novo modelo televisivo e cultural a que, logo depois, a RAI teve que se adaptar, abdicando da sua função pedagógica e exclusivamente de serviço. O presente artigo, portanto, debruça-se sobre esta “revolução” pré- política de Silvio Berlusconi, considerada, no fundo, como fortemente antecipadora da outra revolução política que mudará completamente o cenário político italiano.
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