Os grupos de amigos enquanto vetor estratégico para os museus

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58050/comunicando.v4i1.179

Palavras-chave:

Grupos dos Amigos dos Museus, estratégia, comunicação, museus

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar em que medida os grupos dos amigos dos museus podem ser um vetor estratégico para os museus.?O espaço museológico encontra-se em profunda transformação e tem hoje novos desafios. Em muitos casos, os museus descobrem nas associações de afiliação cultural a possibilidade de revitalização. Dirigimos a atenção para os grupos dos amigos dos museus (GAM), pois torna-se essencial potenciar uma estrutura que deve ser considerada um vetor estratégico para o museu – um pivô indispensável para os museus conseguirem dar resposta às expectativas e necessidades do público e dos stakeholders. Os grupos de amigos têm hoje novos desafios: às tarefas tradicionais de angariação de novas peças para os acervos, do restauro de obras ou da angariação de fundos e mecenas, junta-se a difícil tarefa de atrair público, que é cada vez mais diversificado. A afiliação cultural pode assim ter um papel fundamental na democratização do acesso à cultura por vários grupos do tecido social.

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Publicado

2015-12-31

Como Citar

Ribeiro, S. (2015). Os grupos de amigos enquanto vetor estratégico para os museus . Revista Comunicando, 4(1), 206–225. https://doi.org/10.58050/comunicando.v4i1.179