Jogar e pensar videojogos: obras abertas à comunicação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58050/comunicando.v3i1.178

Palavras-chave:

videojogos, cultura, literacia, comunicação, semiótica

Resumo

Este artigo irá incidir sobre a abertura dos videojogos a um conjunto diversificado de experimentações comunicativas. Para isso será elaborada uma pequena reflexão com o propósito de defender os videojogos como parte integrante da nossa cultura e como meio que consegue expandir o conceito de literacia. Com o apoio teórico da semiótica e tendo em conta o potencial comunicativo que os videojogos demonstram cada vez mais, serão igualmente explorados importantes conceitos como negociação e desconstrução. Nesse sentido, iremos explorar diversos significantes presentes nos videojogos mais recentes de modo a podermos entender os seus significados como um todo funcional, interativo e imersivo, podendo, assim, contribuir com uma perspectiva mais abrangente em relação a temas de debate não só emergentes como necessários para uma melhor compreensão do desenvolvimento e amadurecimento de uma indústria repleta de profissionais das mais variadas áreas do conhecimento.

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Publicado

2014-12-31

Como Citar

Carita, A. (2014). Jogar e pensar videojogos: obras abertas à comunicação. Revista Comunicando, 3(1), 264–286. https://doi.org/10.58050/comunicando.v3i1.178