As narrativas nos remakesde telenovelas brasileiras – uma revisão bibliográfica
DOI:
https://doi.org/10.58050/comunicando.v8i1.166Palavras-chave:
Teledramaturgia, Telenovela, Remake, TelevisãoResumo
As telenovelas brasileiras integram o cotidiano do país há quase seis décadas como um gênero de ficção televisiva com a peculiaridade de contar histórias divididas em episódios ou capítulos, em que o seguinte é a continuação do anterior. Tais narrativas tem o poder de cativar diariamente uma audiência fiel que acompanha o desenrolar de diversos entrelaces durantes meses. Enquadrada como produto da indústria cultural brasileira, a telenovela é o carro-chefe do setor de teledramaturgia até hoje no Brasil. Dada esta capacidade de alcance das telenovelas, o principal propósito deste artigo é discutir os principais conceitos que no futuro pretendem abordar os modelos narrativos de remakes de telenovelas (tendo como foco produções brasileiras). Tendo em conta que este artigo integrará parte da investigação de uma tese de Doutoramento, pretendemos, com ele, levantar definições para enquadrá-las no campo de pesquisa a qual se inserem. Esta revisão bibliográfica será essencial para que, posteriormente, sejam compreendidas as diferenças estruturais presentes nas narrativas de remakes de telenovelas quando comparadas aos seus originais de forma a verificar até que ponto as histórias das duas versões (de uma mesma telenovela) distanciam-se e cruzam-se.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Os/as autores/as mantêm os direitos de autor, mas concedem à Revista Comunicando o direito de primeira publicação. Todos os trabalhos são licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.