Literacia Mediática – Um projeto em curso. O desenho de um caminho para refletir sobre a Literacia Mediática e a sua dimensão criativa
DOI:
https://doi.org/10.58050/comunicando.v8i1.158Palavras-chave:
Literacia Mediática, Criatividade, Educação para os media, CompetênciasResumo
Conceito marcado pela volatilidade, a literacia mediática tem vindo a ser apontada como um “projeto incompleto” (McDougall, 2014). No entanto, uma revisão de literatura deixa emergir aspetos que permitem construir um caminho na direção do consenso: a sua caraterização através das duas funções sociais; a reflexão a partir das novas competências, das quais dependerá a real capacidade de o indivíduo ser (ou não) um cidadão efetivo; e a consideração da importância da avaliação a partir do contexto educativo, são alguns dos aspetos. A par disso, outros sinais surgem. A concretização das condições necessárias ao ensino pleno da literacia mediática, o impulso do digital e da Internet para a promoção de uma participação mais ativa e responsável (Flanagin e Metzger, 2010), e para a adoção de uma postura de leitor, produtor e reprodutor de conteúdo mediático pelas novas gerações, são alguns deles. Simultaneamente, a dimensão criativa da literacia mediática tem ganho peso nos discursos socioeconómicos e educativos, tornando-se crucial compreendê-la, para que o indivíduo seja capaz de responder às exigências impostas pela atualidade (Kirsch, Jungeblut & Kalstad, 1993). Assim,a uniformização de uma conceção de literacia mediática carece de um entendimento da sua dimensão criativa e da sua relevância no século XXI.Esta revisão de literatura traça uma perspetiva transversal da literacia Mediática, considerando a importância de estabilizar o conceito de base, definir as competências que a compõem e que devem ser adquiridas e trabalhadas, e promover o desenvolvimento de instrumentos de avaliação uniformizados no contexto educativo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Os/as autores/as mantêm os direitos de autor, mas concedem à Revista Comunicando o direito de primeira publicação. Todos os trabalhos são licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.