Os a-r-r-r-r-gumentos dos piratas: novas perspectivas sobre o desvio social no contexto da sociedade da informação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58050/comunicando.v2i1.149

Palavras-chave:

Piratas, Desvio Social, Estigma, Partido Pirata

Resumo

A partilha de informação através da Internet criou um dilema na ontologia da propriedade privada. A tentativa de estabelecer monopólios sobre as coisas imateriais aparenta ter falhado a julgar pelo fenômeno social da chamada pirataria digital. Socializar esta prática como um ato desviante, nocivo e violador das normais sociais tem sido uma das formas massivas para combater o acesso “não autorizado” das informações protegidas pela lei. Neste sentido, a abordagem normativa sobre a pirataria evidencia como os nossos valores morais enfrentam a “falha” ontológica da idéia de propriedade: não apenas pelo viés da lei, mas também pelo enquadramento de novos comportamentos éticos em antigos padrões identitários.

No artigo utilizo o caso do Partido Pirata para verificar como o Movimento reorienta a função social do desvio, transformando-o em benefício para a ação política que promovem. De modo a testar minha hipótese, estabeleço algumas conexões entre os seus argumentos e as perspectivas da chamada “Sociologia do Desvio”, nomeadamente em relação às contribuições de Becker e de Goffman. O texto foi elaborado a partir da análise dos documentos oficiais do Partido e das entrevistas realizadas com interlocutores da Suécia, do Brasil e de Portugal.

Downloads

Publicado

2013-12-31

Como Citar

Saturnino, R. (2013). Os a-r-r-r-r-gumentos dos piratas: novas perspectivas sobre o desvio social no contexto da sociedade da informação . Revista Comunicando, 2(1), 299–318. https://doi.org/10.58050/comunicando.v2i1.149