Modelo de gestão de conteúdos nos social media: os estudos de casos das startups.

Autores

  • Ana Sofia Castilho Universidade de Aveiro, Aveiro, Portugal
  • Maria João Antunes Universidade de Aveiro, Aveiro, Portugal https://orcid.org/0000-0002-7819-4103

DOI:

https://doi.org/10.58050/comunicando.v2i1.134

Palavras-chave:

Conteúdos web, social media, startups

Resumo

A investigação tem como suporte uma análise realizada à presença nos social media de quinze startups portuguesas, consideradas as mais dinâmicas nos novos media, com negócios business-to- business (B2B) nas áreas das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e Media e Comunicação. Como instrumentos de recolha de dados para o estudo, recorreu-se a um guião de observação, para a análise da dinâmica de utilização dos social media, por parte das startups em análise, bem como a um inquérito por questionário dirigido às empresas em causa. A análise dos dados permitiu verificar que contrariamente ao que seria de prever, para empresas que operam nestas áreas de atividade, o seu dinamismo nos novos media é reduzido. Com base nos resultados propõe-se um modelo de gestão de conteúdos nos novos media, que se sugere que seja adotado por empresas startups, com o intuito de captar novos stakeholders.

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Publicado

2013-12-31

Como Citar

Castilho, A. S., & Antunes, M. J. (2013). Modelo de gestão de conteúdos nos social media: os estudos de casos das startups . Revista Comunicando, 2(1), 102–123. https://doi.org/10.58050/comunicando.v2i1.134