Eye tracking como método de investigação aplicado às ciências da comunicação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58050/comunicando.v1i1.126

Palavras-chave:

eye tracking, métodos de investigação, movimentos oculares

Resumo

Embora não seja considerada uma novidade, o conhecimento da tecnologia eye tracking como método de recolha e análise de informação, bem como o seu potencial de implementação em diferentes domínios do meio académico, científico e âmbito comercial encontram-se ainda em estado incipiente. Por essa razão surgiu o interesse em desenvolver um estudo capaz de dar a conhecer esta tecnologia, tanto a investigadores, como a profissionais da área das ciências da comunicação, de forma sucinta e clara. Deste modo, os temas focados ao longo do presente trabalho foram seleccionados por se considerarem base para quem pretende entender como funciona esta ferramenta de investigação. São eles: a origem da tecnologia e a sua descrição; desenho do projecto; desafios na selecção da amostra; recolha, interpretação e análise dos dados; e actuais limitações.

Downloads

Publicado

2012-12-31

Como Citar

Barreto, A. M. (2012). Eye tracking como método de investigação aplicado às ciências da comunicação . Revista Comunicando, 1(1), 168–186. https://doi.org/10.58050/comunicando.v1i1.126