As redes sociais na relação (e comunicação) entre televisão e telespectadores – um estudo de caso dos programas The Voice e a voz de Portugal
DOI:
https://doi.org/10.58050/comunicando.v1i1.124Palavras-chave:
audiência, público, televisão, participação, redes sociaisResumo
O advento dos media digitais e da comunicação mediada por computador levantou novas questões acerca da natureza e da atividade das audiências. No presente trabalho, o foco está nos chamados media (digital) social, nomeadamente o site de relacionamentos e rede social Facebook e o microblog Twitter. Este estudo de caso tem como objetivo avaliar a participação dos telespectadores através dessas redes sociais online nos programas The Voice, da emissora norte-americana NBC, e A Voz de Portugal, da emissora estatal portuguesa RTP. O modelo de programa televisivo, concebido na Holanda, é divulgado pelos criadores como o mais interactivo do gênero no mundo. Essa afirmação despertou o interesse e a curiosidade em estudar a participação dos telespectadores.
Na análise, são considerados aspectos como: qual o papel dos telespectadores; se a utilização das redes sociais online promove uma maior ou mais eficaz participação; se os telespectadores/usuários são activos nas redes sociais; quando e quantos posts – comentários, shares, likes, tweets, retwitts – são feitos nas páginas dos programas; se há interação entre telespectadores/usuários; qual a freqüência de atividade nessas páginas ao longo do tempo; qual a relação entre os episódios do programa e a atividade registada nas redes sociais. Com um olhar guiado pelos preceitos de Jürgen Habermas, coloca-se em questão a comunicação entre telespectadores e o programa que consomem: até que ponto há participação?
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