O potencial dos social media como ferramenta de comunicação dos museus com o seu público através do digital
DOI:
https://doi.org/10.58050/comunicando.v1i1.123Palavras-chave:
Comunicação, Cultura participativa, Museus, Social media, Web 2.0Resumo
Os social media permitem que os indivíduos interajam colaborativamente, alterando a forma como estes se relacionam e, como o presente artigo pretende demonstrar, as instituições museológicas não são indiferentes a esta mudança de paradigma comunicacional. As transformações da sociedade atual, intimamente ligada às tecnologias da informação e comunicação, têm levantado questões para os museus, conduzindo a que estes enfrentem novos desafios de transformação do seu papel social, potenciando o seu cariz eminentemente comunicacional através do digital. Os social media possibilitam a evolução do papel do museu, de um fornecedor de informação, para um potenciador de conhecimento, dando aos utilizadores a possibilidade de participar e explorar, de forma ativa, criando a base para a conceção de novas perspetivas sobre o museu. Os social media poderão ajudar o museu a cumprir o seu papel social, aproximando-o do público, mais diverso e heterogéneo, tornando o digital como uma forma essencial de comunicação museológica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Os/as autores/as mantêm os direitos de autor, mas concedem à Revista Comunicando o direito de primeira publicação. Todos os trabalhos são licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.