O potencial dos social media como ferramenta de comunicação dos museus com o seu público através do digital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58050/comunicando.v1i1.123

Palavras-chave:

Comunicação, Cultura participativa, Museus, Social media, Web 2.0

Resumo

Os social media permitem que os indivíduos interajam colaborativamente, alterando a forma como estes se relacionam e, como o presente artigo pretende demonstrar, as instituições museológicas não são indiferentes a esta mudança de paradigma comunicacional. As transformações da sociedade atual, intimamente ligada às tecnologias da informação e comunicação, têm levantado questões para os museus, conduzindo a que estes enfrentem novos desafios de transformação do seu papel social, potenciando o seu cariz eminentemente comunicacional através do digital. Os social media possibilitam a evolução do papel do museu, de um fornecedor de informação, para um potenciador de conhecimento, dando aos utilizadores a possibilidade de participar e explorar, de forma ativa, criando a base para a conceção de novas perspetivas sobre o museu. Os social media poderão ajudar o museu a cumprir o seu papel social, aproximando-o do público, mais diverso e heterogéneo, tornando o digital como uma forma essencial de comunicação museológica.

Downloads

Publicado

2012-12-31

Como Citar

Carvalho, J. (2012). O potencial dos social media como ferramenta de comunicação dos museus com o seu público através do digital. Revista Comunicando, 1(1), 223–234. https://doi.org/10.58050/comunicando.v1i1.123