Reality-show – uma análise de género?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58050/comunicando.v1i1.122

Palavras-chave:

Reality-Show, Estudos Televisivos, Género

Resumo

Na segunda metade do séc. XX, ocorreu uma mutação no dispositivo enunciativo da televisão de que o reality-show é um dos exemplos maiores ao confiar, não tanto no enunciado quanto na enunciação. Dada a fluidez com que se apresenta e a multiplicidade de influências que o constituem, constatam-se sérias dificuldades em inseri-lo num único género. Procurando inserir-se na reflexão deste problema, o presente artigo coloca o reality-show como um género televisivo independente, dotado de convenções muito particulares que nos permite ensaiar uma definição de género mais precisa. Relevando a centralidade do quotidiano, o movimento escopofílico e a emancipação do espectador, esboça-se uma definição que dá conta da especificidade distintiva do género televisivo “reality-show”.

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Publicado

2012-12-31

Como Citar

Mateus, S. (2012). Reality-show – uma análise de género?. Revista Comunicando, 1(1), 235–244. https://doi.org/10.58050/comunicando.v1i1.122