Repensar competências e habilidades para as novas gerações. Propostas para uma nova literacia mediática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58050/comunicando.v1i1.121

Palavras-chave:

Literacia mediática, Novas gerações, Competências e habilidades, Cidadania

Resumo

Com o presente trabalho propomo-nos contribuir para a reflexão sempre mais atual em torno da literacia mediática. Olhando para o novo contexto digital no qual estamos inseridos, focalizaremos a nossa atenção na emergência de uma nova literacia mediática que repense numa perspetiva mais ampla o conceito de competências digitais. Identificando as novas gerações como os primeiros, se bem que não únicos, destinatários deste processo, tentaremos delinear um conjunto de competências (competencies) e habilidades (skills) necessárias para o desenvolvimento de pessoas que operem na atual sociedade em rede como sujeitos críticos, criativos e participativos. Consequentemente, na exploração da natureza destas competências, analisaremos o papel que todos os atores sociais são chamados a desempenhar no novo paradigma educativo, e avançaremos algumas propostas operativas que pensamos que possam contribuir positivamente para uma nova literacia mediática.

Downloads

Publicado

2012-12-31

Como Citar

Petrella, S. (2012). Repensar competências e habilidades para as novas gerações. Propostas para uma nova literacia mediática. Revista Comunicando, 1(1), 205–222. https://doi.org/10.58050/comunicando.v1i1.121