O “framing” na construção social de sentido do risco e da incerteza na ciência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58050/comunicando.v1i1.118

Palavras-chave:

Enquadramento, Construção social do sentido, Controvérsias científicas, Risco e incerteza, Participação pública

Resumo

O conceito de “framing” tem-se mostrado de grande utilidade e aplicabilidade na análise de processos cognitivos em diversos campos das ciências sociais e humanas, nomeadamente na área da compreensão pública de ciência. O uso estratégico do “framing” demonstrou, segundo alguns estudos, eficácia na comunicação de aspetos científicos que envolvem o risco e a incerteza e no envolvimento e compromisso do público na discussão de algumas questões científicas mais controversas. Este ensaio aprofunda a importância do conceito na construção social de sentido e analisa o seu impacto na forma como o público perceciona o risco e a incerteza presentes na ciência, nas visões que constrói em relação a essas controvérsias e na sua participação no debate em torno das mesmas. O artigo discute ainda os desafios – e as possíveis limitações – do emprego estratégico do “framing” em comunicação de ciência.

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Publicado

2012-12-31

Como Citar

Tavares de Oliveira, L., & Carvalho, A. (2012). O “framing” na construção social de sentido do risco e da incerteza na ciência. Revista Comunicando, 1(1), 188–204. https://doi.org/10.58050/comunicando.v1i1.118