Telenovelas e os fenómenos do ciberespaço

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58050/comunicando.v1i1.116

Palavras-chave:

telenovela, novas tecnologias, fandom, YouTube

Resumo

Ao refletir acerca dos fenômenos digitais, a partir de conceitos que permeiam o momento histórico de mudanças tecnológicas que estamos a vivenciar, somos levados a acreditar que a introdução da internet constitui um momento de viragem, tanto para os media, como para os públicos e para os processos comunicativos. Sobretudo em relação aos produtos televisivos, observa-se uma ligeira migração das audiências para a internet, manifestação perceptível inclusive nos géneros de maior sucesso como as telenovelas, que passam a figurar, principalmente por meio da ação dos fãs, em sites como o YouTube, por exemplo. O texto busca perpassar os conceitos desenvolvidos por alguns autores que abordaram esta temática, bem como delinear um estudo preliminar sobre a presença de vídeos no YouTube dos títulos de ficção que registaram maior audiência televisiva em Portugal.

Downloads

Publicado

2012-12-31

Como Citar

Castilho, F. (2012). Telenovelas e os fenómenos do ciberespaço. Revista Comunicando, 1(1), 245–261. https://doi.org/10.58050/comunicando.v1i1.116