Chamada de Trabalhos para a Secção Temática "Desafios à Comunicação de Proximidade: Sustentabilidade, Participação e Ligações à Comunidade” | de 2 de janeiro a 21 de março de 2025
Editores temáticos: Miguel Midões (Instituto Politécnico de Viseu/Centro de Estudos Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho, Portugal) e Giovanni Ramos (Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal)
“Não há jornalismo sem proximidade, seja pela proximidade com as fontes, a proximidade com os assuntos, ou a proximidade com as comunidades locais, regionais, nacionais ou internacionais e esta proximidade assume vários quadrantes: geográfica, emocional, cultural, afinidade, entre muitos outros. Tudo o que temos fora disto e a que vulgarmente chamamos de jornalismo é qualquer coisa que ainda pode não estar definido, mas jornalismo não é” (Midões & Martins, 2024).
A cobertura das questões locais e comunitárias, o jornalismo de proximidade que permite uma relação próxima com as fontes e a discussão das temáticas locais é, desde há muito, visto como uma forma de impulsionar a promoção da democracia. O jornalismo de proximidade fortalece a cidadania ativa, informando diretamente sobre assuntos que impactam a vida dos cidadãos, estimulando o envolvimento cívico e proporcionando um espaço para a expressão de diversas vozes e perspetivas. Com um foco marcado pelas necessidades e preocupações das comunidades, os media locais abarcam a responsabilidade de promover a transparência nas políticas públicas e dos poderes locais, tornando-se essenciais para a construção de uma sociedade mais participativa e inclusiva.
Num cenário marcado por constrangimentos financeiros e escassez de recursos, o futuro dos media locais é cada vez mais incerto. Setor fortemente marcado por cortes, encerramento de publicações, emissoras locais e regionais, centralização da produção de conteúdos e falta de recursos humanos especializados, os media locais têm vindo a enfrentar o desafio de encontrar novas formas de reagir a contexto marcado por transformações profundas.
Nesta secção temática queremos receber trabalhos que mostrem a realidade dos media de proximidade e a proximidade nos media, bem como que analisem a relação dos media com as comunidades e o impacto que os avanços tecnológicos, as novas plataformas de publicação e os atuais modelos de produção e distribuição têm neste relacionamento.
Os tópicos de interesse para esta secção incluem, mas não se limitam a:
- Media locais e os avanços tecnológicos
- Novas plataformas de publicação
- Velhas e novas formas de financiamento e/ou modelos de negócio
- Media locais e comunitários, democracia e reforço das comunidades
- Esfera pública: jornalismo tradicional versus novas dinâmicas dos media sociais
- Media e interioridades: produção, distribuição e uso das notícias locais
- Media locais: independência, controlo político e financeiro
- Estratégias de cooperação nos media locais e regionais
- Media locais, desinformação e fake news
- Media alternativos e jornalismo colaborativo
Os trabalhos da secção temática serão publicados entre julho e dezembro de 2025, em edição contínua.
Todos os trabalhos são submetidos a um processo de revisão duplamente cega por pares. Não há taxas de publicação (taxas de processamento de artigos ou APCs) associadas.
Envio dos textos integrais: de 2 de janeiro a 21 de março de 2025
Línguas: português, inglês ou espanhol
Secções: artigos, entrevistas, recensões e relatos de experiência
Diretrizes de submissão:https://revistacomunicando.sopcom.pt/index.php/comunicando/about/submissions
Para mais informações, contacte: revistacomunicando[at]gmail.com