10 anos da Revista Comunicando

2022-12-20

No mês em que se assinalam os 10 anos da Revista Comunicando, relembramos o início desta jornada. Criada por Jovens Investigadores para Jovens Investigadores, a Revista Comunicando apresenta-se como um espaço de divulgação de conhecimento e de pensamentos em ciências da comunicação. 

Recordar a primeira década da Revista Comunicando é, inevitavelmente, reconhecer o compromisso das pessoas que por ela passaram na consolidação das ciências da comunicação em Portugal. Para manter a memória da sua história, partilhamos os depoimentos de quem cumpriu e ainda cumpre, um relevante papel na Revista Comunicando:

Moisés de Lemos Martins (Presidente da Sopcom em 2012): “A criação da Revista Comunicando justificou-se pela necessidade de um espaço de divulgação de conhecimento e de pensamento em ciências da comunicação. Mas, além deste objectivo fundamental, esta publicação científica pode assegurar todas as funções comunitárias assinaladas, a da festa, a do laço social, a do traço de união, a da identidade, funções que reforcem o grupo dos Jovens Investigadores e ajudem os seus membros a atravessar o deserto do tempo que vivemos, assim como a percorrer em conjunto o caminho novo do encontro e da esperança".

Fábio Ribeiro (Coordenador do GT Jovens Investigadores em 2012): “A Revista Comunicando surgiu num contexto marcado pelo crescimento no número de doutorandos – e outros investigadores associados a projetos de investigação financiados pela FCT e outras entidades –, como uma forma de promover um espaço de dinamismo científico agregador em torno das Ciências da Comunicação. Graças ao esforço dos editores desse número inaugural, foi possível lançar as bases de uma publicação que se tornaria relevante para investigadores portugueses, e internacionais, em início de carreira. Sem esse impulso inicial, para o qual muito contribuiu o apoio institucional da Sopcom, não teria sido possível prosseguir este caminho, dez anos depois da primeira publicação”.

Soraya Barreto Januário (Editora do primeiro número da Revista Comunicando): "Resultante de um trabalho coletivo, a criação da Revista Comunicando tinha como objetivo ser mais um espaço que promovesse debates e um meio de divulgação das investigações produzidas por jovens investigadores em início de carreira, assim como, ser uma ferramenta que proporcionasse as mais variadas experiências, tanto de editoria quanto de publicações. Em relação a primeira edição, foi um começo árduo, pelo fato de ser uma revista nova que ainda não tinha as qualificações necessárias que a tornavam um periódico científico reconhecido. Mas, com a mobilização em conjunto com a equipa editorial, foi possível tornar viável a primeira edição, que contou com a publicação de vinte artigos científicos. É muito gratificante ver que o projeto continua com a sua essência, com as atualizações que são necessárias, com outras visões e propostas. Ver que a Revista Comunicando, 10 anos desde o seu início, conquistou o seu espaço e tem contribuído, não apenas para o fortalecimento das Ciências da Comunicação, mas para a construção de uma rede entre os próprios jovens investigadores".

Hélder Prior (Editor do primeiro número da Revista Comunicando): “Nos últimos anos, a produção académica nos cursos de Ciências da Comunicação adquiriu fôlego e relevância, sobretudo pelo amadurecimento do campo da Comunicação na pesquisa científica, mas também devido ao impacto e aos efeitos do processo de mediatização na sociabilidade, na cultura, na economia, na política, na justiça...  Atenta a este processo, a Sopcom, através de um grupo de jovens investigadores, lançou a Comunicando como campo de visibilidade da produção científica de língua portuguesa. Com efeito, ao longo dos últimos 10 anos foram publicadas 14 edições da revista, discutindo os desafios metodológicos da área, os novos media e a importância da literacia digital, a história da Comunicação e os fenómenos comunicativos e sociológicos em geral. Tive o privilégio, em conjunto com investigadores que hoje ocupam lugares em universidades portuguesas e brasileiras, de editar os 5 primeiros números da Comunicando. Se a revista tem cumprido o seu principal desígnio, o de se constituir como um espaço de divulgação da investigação científica realizada por investigadores em início de carreira, muito se deve ao esforço dos autores, editores e avaliadores que, ao longo dos últimos 10 anos, abraçaram este projecto. Parabéns Comunicando!"

Margarida Maneta (Coordenadora do GT de Jovens Investigadores em 2022): “Compromisso, partilha e dinamismo. São estes os adjetivos a que recorro frequentemente para descrever a Revista Comunicando. É através deles que se desvenda a comunhão entre a atividade e o quanto nela se investe: só a partir do compromisso de trabalho voluntário assumido pelos seus editores e da partilha de conhecimento entre revisores e autores se dinamiza permanentemente o debate no âmbito das ciências da comunicação. Volvidos 10 anos, creio estarmos em condições de assegurar que a criação da Revista Comunicando veio fortalecer a expressão da comunidade de jovens investigadores e da área de saber dentro e fora de Portugal. Votos de uma longa vida!"

Élmano Ricarte (Coordenador Adjunto do GT de Jovens Investigadores em 2022): "A Revista Comunicando é o resultado de uma luta coletiva pela publicação científica na área de Ciências da Comunicação em Portugal. É uma contínua batalha para levar a mais pessoas o conhecimento que é produzido por quem está, principalmente, no início da carreira científica. Desejamos que esse espaço cresça mais e mais com a qualidade e o empenho que queremos ver não somente em nossas ações na gestão da Revista como também nas publicações recebidas. Estando desde 2019, na equipa da Comunicando, é uma honra conhecer estudos tão diversos e colaborar para a sua visibilidade científica".

Mateus Luan Dellarmelin (Diretor da Revista Comunicando em 2022): “Desde 2020 tenho tido o privilégio de ser parte ativa do trabalho desenvolvido pela Revista Comunicando. Além dos conhecimentos práticos adquiridos ao longo deste espaço de tempo, destaco que tem sido gratificante o contacto com a equipa editorial. A seriedade e profissionalismo dedicado à contínua melhoria da revista em si, demonstra o compromisso da equipa editorial com a comunidade académica e com a investigação das ciências da comunicação. A Revista Comunicando, de forma admirável, tem se consolidado como um espaço que busca promover a experiência da produção científica, contribuindo assim, com o desenvolvimento de jovens investigadores. Estou certo de que a Revista Comunicando continuará a se desenvolver, fortalecendo as contribuições científicas num inestimável intercâmbio de trabalhos e ideias”.

Ana Filipa Oliveira (Diretora Adjunta da Revista Comunicando em 2022): “Tenho vindo a acompanhar a Revista Comunicando desde cerca de 2014. Foi uma das primeiras publicações através das quais acedi a investigações feitas por pares. Com a Comunicando fui crescendo enquanto jovem investigadora e fui compreendendo os caminhos que estavam, então, a ser trilhados por jovens investigadores da área das Ciências da Comunicação. Mais recentemente, ao integrar a equipa, tenho tido a oportunidade de contribuir ativamente para o seu crescimento e, acima de tudo, reconhecimento no seio académico. Ao celebrar 10 anos, é bom ver que a Comunicando foi sempre encontrando ao longo do seu percurso jovens investigadores que acreditaram no seu projeto e no seu contributo para a Ciência a nível nacional. Parabéns, Comunicando. Parabéns, equipa!"

Alice Balbé (Editora da Revista Comunicando em 2022): "O GT de Jovens Investigadores da Sopcom, o qual faço parte há alguns anos, me trouxe novas oportunidades e o contato com investigadores de várias universidades de Portugal e não só. Integrar a equipa editorial da Revista Comunicando é o desafio mais recente, depois de já ter colaborado na organização de escola de verão, do encontro de jovens investigadores e na realização das entrevistas com investigadores do grupo, além da participação nas diversas iniciativas. Estar na equipa editorial na comemoração dos 10 anos da Comunicando é ainda mais especial, pois posso dizer que acompanhei todo o seu desenvolvimento. Vejo esse aniversário como o amadurecimento da revista e as avaliações da Qualis e Latindex mostram que estamos no caminho certo. Particularmente, considero que é uma das experiências mais interessantes, especialmente porque gosto do processo de avaliação e revisão e agora também tenho a oportunidade de ter contato com outros revisores. Espero continuar a contribuir, agradeço e parabenizo também os colegas que estiveram à frente da Comunicando".

Camila Lamartine (Apoio Editoral da Revista Comunicando em 2022): “Integrar a equipa da Revista Comunicando é estar rodeada de pessoas/profissionais que se importam com o futuro das ciências da comunicação em Portugal. É saber que esses dois campos — pessoal e profissional — andam juntos em lateralidade na intenção de um processo célere, justo e de rigor, seja em termos de qualidade, seja em termos de confiabilidade. Felicito o 10° aniversário, que foi coroado com a tão merecida integração ao RCAAP e Latindex! Que venham mais dez anos!!"

Marina Polo (Editora da Revista Comunicando em 2022): "Colaborar com a Revista Comunicando é fazer parte da construção de um espaço que é fundamental para a divulgação das ciências da comunicação. O trabalho colaborativo é recompensador pois possibilita o conhecimento sobre o que está a ser produzido no campo, além de ser um espaço para a aprendizagem técnica, científica e humana".

Lénia Rego (Editora da Revista Comunicando em 2022): “Essa experiência tem sido um verdadeiro desafio. Ser editor de uma revista como a Revista Comunicando, que tem vindo a crescer nos últimos anos e que se tem esforçado por primar pela qualidade, é algo que nos obriga a uma dedicação regular. Tive o prazer de conhecer gente fantástica, que muito me ensinou e continua a ensinar, que está sempre pronta a ajudar. Hoje, é preciso dar os parabéns a esta equipa e a todas as equipas editoriais que ajudaram esta revista a crescer. A todos e a todas que disponibilizaram o seu tempo para tornar possível a publicação de artigos de jovens investigadores. Venham mais dez, com esta força de vontade e garra! Parabéns, Revista Comunicando!".

O nosso muito obrigado a todos/as os membros do GT de Jovens Investigadores da Sopcom e a comunidade académica pelas contribuições nestes 10 anos da Revista Comunicando!".